Síntese subtrativa de cor

No último post, foi mostrado como as cores funcionam pra luz, no sistema aditivo. Agora vou mostrar como funcionam a síntese subtrativa, que ocorre em pigmentos,  tintas e coisas do gênero.  Enquanto na síntese aditiva o que se vê é a luz emitida por um objeto, na síntese subtrativa se vê a luz refletida por ele. Isso muda muitas coisas. 

Para começar, as cores primárias do sistema subtrativo são o ciano, o magenta e o amarelo ( ou azul ciano, vermelho magenta e amarelo, dá no mesmo…). Se você leu o tópico da síntese aditiva, você deve lembrar que esses tons são os tons secundários daquele sistema. Caso não tenha lido,  LEIA!

               
Brincadeira… mas é legal ler só pra saber a origem desses tons.

Como estava falando,  essas cores são primárias pois trabalham como filtros. Um objeto de tom ciano,quando exposto a luz branca (a soma das luzes do espectro visível, formada pelas cores básicas vermelho, azul e verde) absorve a luz vermelha e reflete a verde e a azul. Já um objeto de tom amarelo, absorve a luz azul, e reflete a verde e a vermelha. Por fim um objeto magenta, absorve a luz amarela e reflete a azul e vermelha. Assim, quando o ciano, o magenta e o amarelo são sobrepostos , eles geram o preto, porque os três tons primários da síntese aditiva serão absorvidos ( ao contrário da síntese aditiva em que a soma dos tons primários resultavam no branco). 

esse sistema é chamado de subtrativo pois as cores se formam a partir da subtração de luz,  por isso a soma das cores é o preto. 

Quando se usa os tons primários em intensidade mediana se alcança o cinza. nesse gráfico dá para ter uma idéia como esse sistema funciona:

S�ntese subtrativa de cor

Pra terminar, quando essas cores são misturadas em diferentes intensidades elas conseguem abranger uma grande quantidade de tons. Por isso esse sistema é usado por impressoras e gráficas. é o famoso CMYK. A existência do K (preto) está explicada em breve…

About these ads

11 respostas para Síntese subtrativa de cor

  1. Eduardo disse:

    Boa tarde!

    Bom, em primeiro lugar meus parabéns pelo excelente blog! Encontrei muita coisa que estava procurando a um bom tempo aqui!

    Eu estou com uma dúvida e queria saber se você pode me ajudar. Me fizeram uma pergunta sobre síntese de cores e eu não soube responder… será que você poderia me dar uma dica? A pergunta foi: “Um objeto Verde é Iluminado por uma Luz Magenta, qual a luz que reflete” e ao contrário também, onde um objeto Magenta é iluminado por uma cor Verde.

    Bom, é isso. Parabéns novamente!
    Um abraço,
    Eduardo.

  2. eu quero saber sobre sintesi de cores
    boa noite
    obrigada

  3. Mariana disse:

    Tá legal caraa!
    Continua assim, até fiquei sem geito :$
    Bejo cara, tá legal.

  4. Morena disse:

    Parabéns pelo blog. Estudo Computação gráfica e seus artigos me ajudaram bastante.
    Obrigada cara (y)

  5. Jeff disse:

    Parabéns cara, me ajudou muito, estava com dúvidas sobre a síntese subtrativa e aditiva também, seu blog me ajudou bastante. :)

  6. Luiz Martins disse:

    Olá pessoal, parabéns pelo trabalho… porém só queria dizer ao amigo autor que ele cometeu uma pequena desatenção no assunto sobre SÍNTESE SUBTRATIVA, quando fala que “um objeto magenta, absorve a luz amarela…” Na verdade, o objeto magenta absorte a luz verde e reflete as outras duas primárias. Um forte abraço.

  7. inolakgordo disse:

    vale cara seu blog me ajudou bastante o objeto magenta absorte a luz verde e reflete as outras duas primárias. Um forte abraço.

  8. Catiúscia disse:

    Bem legal o seu blog parabéns mas tenho umas perguntas:
    *Se um objeto azul fosse iluminado pela sua cor complementar (amarelo) o que aconteceria?
    *Que cor teria uma mesa amarela iluminada por uma luz ciano? O que ocorreu.

    Obrigada.

  9. Janny Sousa disse:

    O BLOG É EXCELENTE CONTINUE ASSIM

  10. maria disse:

    sera que me podiam falar mais sobre a cor/ pigmento tou com duvidas num trabalho

  11. […] pelo conceito da síntise subtrativa ela é a somatória das tintas básicas da policromia (magenta, cyan e amarelo), e assim contém […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: