contraste de cores complementares

 a camiseta abaixo é um  exemplo, no mínimo estranho, de cores complementares (infelizmente, por imprecisão dos monitores, as cores variam muito de computador para computador, mas ainda assim acredito que em muitos monitores, a foice e o martelo parecem vibrar – questão 6 lá do começo do blog). 

 

Para não haver dúvidas, sobre o que é um bom uso da teoria das cores complementares, vou apelar para um cara F… pra C… . Esse quadro do Van Gogh ( o tal que eu falei que é F… pra C…), usa uma seleção de tons semelhantes aos da camiseta acima. Entretanto no Van gogh, os tons  ressaltam uns aos outros sem vibrarem. Veja como a luz do café contrasta com o azul do céu e com o escuro da noite. A luz  parece nos convidar a sair da escuridão  e a entrar nesse aconchegante local.

 

Para ser bem sincero, acho que esse é o assunto mais legal sobre contraste, principalmente porque ele influencia os contrastes que vêm a seguir.

Nas perguntas sobre cores do começo do blog, algumas delas se relacionavam a cores complementares, que lá, eu também chamei de cores opostas. A primeira característica de tons complementares entre si, é que eles se localizam em pontos diametralmente opostos na roda de cor (o mais longe possível um do outro). Assim de acordo com a roda de cores do Itten, percebe-se que o laranja é o complementar do azul, o verde é o complementar do vermelho e o violeta do amarelo. Se formos trabalhar com a roda de cores baseada nas teorias aditivas e subtrativas teremos então o azul complementar ao amarelo, o ciano complementar ao vermelho e o magenta ao verde). Vale lembrar que todos os tons possuem seu complementar.

Cores complementares podem ser definidas como tons que, quando somados, resultam no cinza médio.

Ainda falando da  soma de tons complementares, perceba que nela sempre há a participação das 3 cores primárias,

  • amarelo + violeta = amarelo + (vermelho+azul)
  • azul + laranja = azul + (amarelo + vermelho)
  • vermelho + verde = vermelho ( amarelo + azul)

Quando se retira da luz branca uma cor, a resultante das cores que sobram equivale a complementar daquela que foi retirada, ou seja, quando se retira o amarelo da luz branca, a soma dos tons que sobram é violeta.

É interessante ver que alguns pares de complementares apresentam algumas particularidades:

  • O amarelo e o violeta representam o contraste máximo entre cores puras no contraste de claro e escuro.
  • O vermelho-laranja e o verde azul representam o contraste máximo de cores quente e frias.
  • O vermelho e verde são tons complementares que possuem a mesma luminosidade.

Essas cores quando colocadas lado a lado ressaltam uma a outra. Esse é um efeito que pode trazer excelentes resultados, como ferrar tudo ( ver questão 6 do começo do blog). Quando bem usados esses tons se “equilibram”.
Este equilíbrio ocorre justamente porque a soma de tons complementares resulta no cinza médio. O cinza médio é a cor neutra. Nessa cor, o olho faz a sua dissimilação (consumo) e assimilação (regeneração) em mesma quantidade, alcançando o equilíbrio que é a base da harmonia cromática. Isso não quer dizer, que o cinza seja um tom morto, pelo contrário, mas isso é assunto que veremos adiante.  

Existem alguns efeitos fisiológicos que comprovam o contraste complementar, o primeiro é a pós-imagem. Ela ocorre quando se olha para uma luz por algum tempo. As células do olho ficam saturadas e até incapacitadas de perceber outras cores. Para que o olho volte ao seu equílibrio, o cérebro projeta a cor complementar àquela que satura o olho, para anular seus efeitos e alcançar o cinza. Chamamos isso de “pós-imagem”.

O exemplo abaixo retrata muito bem a pós-imagem.  Primeiro tente acompanhar o movimento da imagem, você verá que um círculo se apaga por vez. Entretanto quando se olha para a cruz central enxerga-se  no lugar daquele que sumiu, um círculo  de tom complementar a original.  Esse exemplo também mostra o quão dinâmico é nosso olho e retrata a sua incessante luta para estar em equilíbrio.

 

evitem olhar isso por muito tempo

a pós-imagem também pode ser justificada nesse exemplo da bandeira do Brasil. Olhe para essa imagem por uns 30 segundos e depois olhe para uma superfície branca.

O segundo efeito fisiológico que comprova  a complementariedade das cores é o contraste simultâneo que será explicado a seguir.

vou deixar aqui uma característica importante das cores complementares que fará muito sentido com os próximos tópicos.  O bom uso de tons complementares garante um efeito estático às cores, ou seja, a natureza fisico-quimica da cor coincide com a interpretação dada ao cérebro para elas. Isso pois uma cor irá anular a outra ( já que a soma delas resulta no cinza). Assimo cérebro não precisará projetar uma cor na outra. ( para entender melhor, leia o tópico de contraste simultâneo).

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30 respostas para contraste de cores complementares

  1. carine dias disse:

    quero saber porque van gogh usava mais a cor amarela do que as outras cores

  2. [...] criar essa situação de equilíbrio através de efeitos como o  contraste simultâneo e o surgimento de pós-imagens, que dão às cores novos efeitos, enorme oscilação e as tornam [...]

  3. michelle disse:

    bom…amei esse site.Nossa muito bom continue assim….
    bjosssssssssssss!!!!(michelle)

  4. alyson de lima disse:

    Gostaria de saber porque as cores se modificam no caso da bandeira do “Brasil”?
    Muito obrigado!

  5. sabrina disse:

    nossa amei esse bloq
    show de bola vai me ajudar
    muito

  6. carolina disse:

    nosa q saite manero
    adorei
    kkkkk

  7. PRICILA disse:

    NOSA Q SITE LEGA
    BJKS PARA TODOS

  8. Francine disse:

    oii td bem adorei a esposicao das telas…… bjos

  9. leticia disse:

    oiii td bem adorei o blog lindas todas as
    telas

  10. FOFI KETE disse:

    ADOREI AS CORES ESE É UM ARTISTA BEIJOPES

  11. Ivanise disse:

    Encontrei exatamente a resposta
    estava procurando. Valeu! Bjos!!

  12. nubia disse:

    pora vai toma nu cú seus palhaõs rsrsrsrsrs

  13. jady disse:

    nao entende nada porque quero saber de complemento

  14. pricsila disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. lúcio disse:

    que coisa mais ruim nao tem nada a ver com van gogh

  16. keila disse:

    muito maneiro

  17. Margareth disse:

    Nossa!site excelente, conteúdo resumido e bem explicado.

  18. elias disse:

    como fassso da cor branca darum vermelho que cores preciso misturalhas

  19. elias disse:

    branco para deixar vermelho quais cores misturo

  20. Berta disse:

    Nossa!
    Adorei o blog!
    Explicações otimas e exemplificadas, ajudam a gente a entender melhor alguns conceitos!
    Parabéns!

  21. jandira disse:

    Gostei muito do blog, pois sempre estou pesquisando sobre o assunto e este foi muito útil para mim.

  22. [...] http://umpoucosobrecor.wordpress.com/2007/09/05/contraste-de-cores-complementares/ Marcadores: contraste, Cores, design, equipe vento tecnologia Compartilhe este artigo! [...]

  23. juli disse:

    eu quero contraste de cores opostas poderia ser???

  24. Glaucia disse:

    Wow, gostei de conhecer o seu blog, pretendo vasculhar ele inteirinho!

  25. Esther Duraes disse:

    eu estudo arte e a bandeira do brasil é uma cor inversa

  26. Fabiana disse:

    Esse sitte e uma merda nã dh apar entender nada, eu precisava disso pra ontem e gar tirei 0,0 por causa de vcs sua cambada de disonestto

  27. Hello i am kavin, its my first time to commenting anyplace, when
    i read this piece of writing i thought i could also make comment
    due to this good piece of writing.

  28. lu.lu disse:

    para aqueles que só dizem merda de um assunto que é para inteligentes eu adorei, porque é só para cultos e artistas< não para um bando de burros e idiotas mimados.

  29. […] é uma cor neutra. Quando colocadas lado a lado, ressaltam uma a outra (veja mais no site “Um pouco sobre cor“). Existem alguns efeitos fisiológicos que comprovam o contraste complementar, como a […]

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