como o olho enxerga as cores

Falar da percepção humana sobre cores, não é um assunto dos mais fáceis.  A cor é uma informação visual, gerada por um estímulo, que é percebidao pelo nosso olho e interpretada pelo nosso cérebro. Portanto é muito mais complexa do que apenas o que estudamos em ótica no colégio, ou o que se estuda em anatomia (no curso de medicina). De qualquer forma é interessante notar que a maneira como nosso cérebro interpreta a cor é muito importante ( e pouco estudamos isso). Uma cor pode ser relacionada a um sentimento, a um acontecimento, pode despertar emoções e tudo isso influencia em como percebemos esse tom. pretendo aos poucos expandir esses tópicos e aprofundá-los ao menos um pouco com novos materiais.

 

o olho humano possui dois tipos de células responsáveis por nos fazerem enxergar: os cones e os bastonetes.

Os bastonetes são células que necessitam de pouca luz para serem sensibilizadas.  Entretanto não conseguem formar imagens coloridas ou nítidas. É por isso que a noite ou em locais escuro é muito difícil se distingüir cor.

Já os cones são sensibilizadas com uma quantidade grande de luz e geram as imagens nítidas e coloridas. Existem 3 tipos de cones, os azuis, os vermelhos e os verdes. Eles são chamados assim, pois o cone azul é ativado por ondas de comprimento muito aproximado às que formam a cor azul, também chamadas de ondas curtas, enquanto os cones verdes se sensibilizam por ondas de comprimento próximo ao verde, também, chamadas de ondas médias e os cones vermelhos com ondas de comprimento próximo ao vermelho, também chamadas de longas.  
Assim, as cores vermelho, azul e verde são as 3 cores que nossos olhos captam. Todas as outras cores que vemos são formadas a partir dessas 3 cores. Por isso essas 3 cores são consideradas as cores  primárias da visão e também da síntese aditiva de cor.

 

 

comprimento cores

imagem :  http://www.cambridgeincolour.com/tutoriais/percepcao-cor.htm

outro fato legal é que, o olho é mais sensível  a tons amarelos e verdes ( olha o gráfico abaixo)…

lluminosidade-cores.jpg
imagem :  http://www.cambridgeincolour.com/tutoriais/percepcao-cor.htm

 

isso explica o fato dos visores noturnos militares e de camêras fotográficas/filmadoras possuírem essa cor.

 

 

 

 

23 respostas para como o olho enxerga as cores

  1. Thaiza Mara Oliveira Rocha disse:

    Ola, primeiramente gosrtalia de parabeniza-la pois adorei o blog.
    Em segundo lugar ,vim aki pedir ajuda, faço faculdade me moda e estou elaborando um projeto de persquisa sobre as cores e suas sensaçoes na moda ,entao gostaria saber se vc tem alguma coisa sobre o assunto ou ate mesmo pode me orientar sobre alguma bibliografia e tal …
    obrigado pela atençao

  2. pablo thume disse:

    tenho um escritorio de advocacia…ele esta nas cores de AZUL CELESTE …E…GELO….
    estou pensando em alterar estas cores….
    QUAIS SÃO AS OPSÕES QUE EU TENHO?
    POR MIM PINTARIA AZUL MAR. DE FUNDO E MARFIM DE LATERAL…SENDO ASSIM OS ACABAMENTOS DE AZUL MAR….
    QUAL SEU CONSELHOS TEM ALGUNS MOLDES…? AGUARDO RESPOSTAS….OBRIGADO….

  3. Maíra Zago disse:

    Oi, eu também sou estudante de design de moda e estou fazendo um projeto de pesquisa sobre as cores na contemporaniedade e gostaria de umas dicas tuas, bibliografias também.
    Obrigada
    Teu site é fantástico!

  4. Caco disse:

    voce ja fez observações na luz refletida em um cd voce verá vermelho,laranja,amarelo,verde,azul depois um violeta e depois novamente vermelho e repete novamente.na mistura de tintas e pigmentos achamos essa mesma mistura que tem no arco iris porque então as cores primárias não são as mesmas para a luz e para os pigmentos porque? na tv e computadores não usam o amarelo ,azul e vermelho como as cores primárias e não o verde,vermelho e azul .Não conseguimos fazer a cor verde sem a mistura de amarelo com azul então provamos que a cor verde é uma cor secundária e não primária.

  5. Caco disse:

    se cada cor tem seu cumprimento de onda então a formação de cada corpo tem moléculas diferente uma da outra, tudo que enxergamos é apenas uma ilusão de ótica pois se ampliarmos os corpos veremos que tudo é um amontoado de moléculas.Os pigmentos tem formação molecular diferente em cada cor ? gostaria de saber mais sobre isso.

  6. carolina disse:

    Oi, sou arquiteta e estou fazendo minha monografia sobre “cores no design de interiores”, vc poderia me passar algumas bibliografias sobre cores. parabens pelo site.
    aguardo retorno.

    • Fran Lima disse:

      Olá Carolina, estou realizando um trabalho sobre esse assunto, podemos trocar uma ideia sobre o assunto? Como ficou seu trabalho, que referencias bibliográficas utilizasse? Aguardo contato.

  7. Ingrid disse:

    parabéns pelo site
    sou estudante de artes e estou monografando sobre cores e tive bons resultados por aqui. estou indicando para interessados pelo assunto.

  8. ednalva santos disse:

    gostei muito de pesquisa a aqui

  9. ednalva santos disse:

    parabens pelo site consegui acha logo o quer eu estava procurando muito obrigado por vc existi

  10. marcos disse:

    ow… muito legal este site…

    parabens e nao pare nao

    abcs

  11. fran disse:

    ola eu axo que esas obras sao muito legais …………parabenss pelo blog adorreee mesmo

  12. Tadeu disse:

    Olá…

    Achei muito interessante este blog, que você criou.
    Tenho pouco conhecimento de sobre cores. Gostaria de fazer teste de como eu enxergo as cores. Você pode me sugerir algumas bibliografia? Se possível gostaria saber como inserir a discrição das cores em assuntos quando estiver conversando com alguém.

    Fico no aguardo de resposta…

  13. Rogerio Piva disse:

    Olá!
    Estou procurando uma explicação, pois percebo que meu olho direiro ve a cor branca dos objetos com um tom alaranjado enquanto o esquerdo enxerga o branco sem nenuma anolmalia. O que pode ser essa diferença de percepção? Cada olho tem suas particularidades na captação da luz?

  14. Camila Bernardes disse:

    Olá, adorei seu site…
    Sou estudante de design de interiores e estou fazendo um trabalho sobre cor, especificamente a cor VERDE, se tiver algo para me passar…
    Bj

  15. Francisco Helman disse:

    Muitíssimo esclarecedor. Estou me preparando pra fazer um exame de inspetor visual de soldagem (EVS), mas estou fazendo uma verdadeira imersão no tema.

    Parabéns à todos.

  16. sandra disse:

    ola estou preocupada com minha visão pois ultimamente tenho enxergado algumas coisas verdes, por exemplo o rosto de pessoas eu enxergo metade do rosto verde, as veses todo o rosto verde, tem alguma explicação para isso?

  17. Luisa de Godoy Alves disse:

    Olá,
    Gostei muito do rumo de sua pesquisa. Estive com este mesmo problema essa semana. Os livros de medicina que encontrei não abordam o assunto, nem os de física. Será que vc pode me fornecer referências bibliográficas? Desde já agradeço.

  18. anailca soares disse:

    nossa adorei essa explicação, e foi um txto com poucas palavras mas muito bom, e me ajudou muito em uma pesquisa de escola.

  19. hayara disse:

    eu achei muito interessante essa esplicaçao tambem me ajudou em um trabalho da escola e eu tirei nota 10 mentira nem li

  20. nadia disse:

    amei essas explicaçoes , q bom q vou saber dar a resposta certa para
    professor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: