algumas coisas sobre luz

na natureza, não se tem muita escolha ou você emite luz, ou  reflete a luz que alguém emitiu.  Entender essa diferença, por mais óbvia que seja é essencial para se entender melhor as cores… Portanto existem: 

Corpos Luminosos ou fontes primárias de luz: são aqueles que emitem luz, como por exemplo o Sol, as lâmpadas e a televisão.

Corpos Iluminados ou fontes secundárias de luz apenas refletem a luz como por exemplo a lua, um espelho de banheiro e uma maçã.

Quando se olha para um a fonte secundária de luz ( um objeto que não emite luz), o que se enxerga na verdade é a luz que ela reflete.  Esse objeto ira absorver parte da luz que incide nele e refletirá parte dela.  É essa “parte” refletida que nós enxergamos. Assim, um objeto verde só é verde porque absorve todas as cores menos o verde, que é refletido. Um objeto branco é branco porque reflete quase toda a luz que incide nele, enquanto um objeto preto absorve praticamente toda a luz incidente (o preto verdadeiro só existe em caso de ausência total de luz, o que costumamos chamar de preto se trata na verdade de um cinza muito escuro).

  luz pode se propagar nos seguintes meios:

Meio transparente: é aquele que permite a luz passar sem distorções nem perdas sensíveis. Ex: o ar e uma placa de vidro plana.

Meio translúcido: deixa a luz passar mas de forma difusa e com baixa intensidade.Esse meio, permite visualização pouco nítida dos corpos. Ex Papel, vegetal. Vidros foscos.

Meio opacos: absorvem quase toda a luz incidente nele e o pouco que reflete, o faz de maneira difusa. A maioria dos corpos visíveis são desse tipo. Ex: uma parede, um cachorro, uma mesa.


Alguns detalhes interessantes
 
A luz que é absorvida se transforma em calor ( por isso que vestir preto em dia ensolarado não é uma boa idéia, já que ele absorverá quase toda a luz , que por sua vez será transformada em calor).

Mesmo os corpos que são considerados espelhos perfeitos, são imperfeitos pois absorvem uma pequena quantidade de luz. O que diferencia um espelho de banheiro de um objeto branco é que apesar dos dois refletirem praticamente toda a luz incidente, o primeiro a reflete de maneira organizada, com os raios paralelos entre si, por isso consegue formar uma imagem, enquanto o segundo reflete a luz de maneira dispersa.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: