mas e o preto?

Nas perguntas sobre cor eu falei um pouco sobre a função do preto nas impressões, mas aquela explicação era apenas um aperitivo. agora vou mostrar com calma o que acontece. 

Para começar o preto, no processo CMYK, se chama “K” pois essa sigla vem do nome das cores em inglês. Daí, para evitar confusão com o “B” de Blue do RGB, eles resolveram chamar a cor de “K”.

 Lembra que na explicação sobre o sistema subtrativo de cor tá escrito que a soma das 3 cores primárias em máxima intensidade geram o preto? Isso é lindo na teoria, mas na prática é difícil de acontecer, por causa de impurezas nas tintas. Geralmente, a soma dessas cores em intensidade máxima resulta em um marrom turvo. O “K” serve, então para que se alcance o preto 100%.

Outro motivo para que o preto exista é que ele serve para realçar  sombras e contornos. veja nessa prova progressiva de prelo ou fotolito, a primeira imagem mostra a capa de um jogo formada apenas pelas cores ciano, magenta e amarelo. Na segunda o preto é adicionado ( note como as sombras são realçadas, os contornos ganham vida e o fundo ganha as faixas cinzas.

sega 3 cores

sega 4 cores

preto

Outro motivo para o preto existir é para escrever textos, o preto, além de economizar tinta ( afinal as outras 3 cores não precisam ser utilizadas em intensidade máxima), evita que as letras saiam borradas (principalmente em letras de tamanho pequeno, com serifa).

esse post é praticamente a psicografa de uma aula do Luli, que além do conteúdo me emprestou as imagens. valeu. 

Uma resposta para mas e o preto?

  1. Karen disse:

    Há! sabia que já tinha visto essas peças em algu lugar =)

    beijinhos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: