Esfera de cores

para um estudo mais aprofundado sobre a roda de cores, é necessário expandí-la para um corpo tridimensional: a esfera. Nessa esfera, desenvolvida por Philipp Otto Runge, os tons da roda de cor mostrada no tópico anterior, se localizam no Equador. Esses são os tons em suas saturações ( ou purezas) máximas. 

Em um dos polos se localiza o branco, enquanto no outro o preto. A esfera é então dividida em paralelos.

Ao se montar essa esfera  lembre-se que as cores do equador por estarem puras, não possuem a mesma luminosidade . assim, no amarelo, por exemplo, os tons intermediários entre ele e o branco, serão muito mais próximos ao  amarelo puro (variam muito menos entre si), do que os tons que intermediários entre ele o preto. Já no violeta os tons intermediários entre ele e o preto serão muito mais próximos ao tom original do que os intermediários entre ele e o branco.

é importante notar que na esfera, consegue-se trabalhar com os 3 componentes das cores: o tom, a luminosidade e a saturação. Assim, em torno do equador da esfera, há a mudança de tom, de um polo ao outro ocorre a variação na luminosidade das cores. e, por fim, quando se vai em direção ao centro da esfera, diminui-se a saturação das cores assim, quanto mais próximo do núcleo da esfera, mais próximo ao cinza esse tom se torna.

Com a esfera, é possível se estudar a relações entre diferenters cores, tons complementares, relações entre tons cromáticos e não cromáticos (cinza, preto, branco).

 esfera de cores

imagem feita por Mike Horvath e retirada da wikipedia.

2 respostas para Esfera de cores

  1. Braulio Carvalho disse:

    Curioso, passei anos e anos até conseguir inventar essa mesma “esfera das cores”, tal e qual mostrada acima. Pensava sinceramente que havia descoberto um esquema definitivo para todas as cores. Não sei se fiquei alegre ou triste de ler esse texto. Está cada vez mais difícil inventar ou descobrir uma coisa nova.
    Um abraço,
    Braulio Carvalho

  2. gabriel disse:

    Olá! Muito bom o seu blog e com muitas informações úteis! Eu achei que seria interessante se você colocasse outros diagramas de cor como os bidimensionais (disco de newton, quadrados de cor, diagrama projetado, etc), e alguns tridimensionais (pirâmides de cor, cubos de cor, a árvore de Munsell,etc) seria um bom complemento!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: