Contraste por extensão

Esse é o  último tipo de contraste a ser estudado. Ele diz a respeito da área que a cor ocupa em uma composição. A extensão e a luminosidade são as duas características capazes de alterar a força de uma cor. Para que uma composição seja harmônica, esses dois fatores precisam ser cuidadosamente ajustados.

Goethe, determinou uma relação proporcional entre as luminosidades das cores (o maior valor equivale a cor mais luminosa).

amarelo     = 9
laranja       = 8
vermelho  = 6
verde        = 6
azul           = 4
violeta      = 3  

(ver mais no contraste por luminosidade)

Para que seja construída uma relação equilibrada entre dois tons, é necessário que a diferença da luminosidade entre eles seja compensada pela diferença entre suas extensões. Ou seja, o amarelo que é três vezes mais luminoso do que o violeta, precisa ser três vezes menos extenso do que o violeta. O laranja que é duas vezes mais luminoso do que o azul, precisa ser duas vezes menos extenso do que o azul. O verde e o vermelho, que possuem a mesma luminosidade, precisam ter a mesma extensão.

extensao1.jpg

 

é preciso , no entanto, ficar atento pois esses valores servem apenas para as cores em sua máxima pureza. Caso a pureza das cores mude, a relação entre elas mudará também. Você pode resolver isso transformando os tons em tons de cinza e, assim, descobrir a relação de luminosidade entre eles.

Mas e a utilidade disso?

Quando se brinca com essa relação de extensão, se obtém diferentes resultados.

Nesse exemplo, será usado  a relação entre tons vermelhos e verdes de mesma luminosidade. Assim, variações de extensão serão mais visíveis ( espero… ).

diferenca-de-extensao.jpg
O vermelho, quando  apresentado em pequena extensão assume enorme força, se torna muito mais vívido, como se quisesse compensar a desvantagem em que se encontra. Ele chama atenção justamente por estar em menor tamanho… (ótima justificativa para se usar para aquele cliente que acredita que a única maneira de chamar mais atenção para um elemento, é aumentando o seu tamanho).

 O contraste de extensão pode ser utilizado para intensificar e modificar todos os outros tipos de contraste. Saber usá-los em conjunto exige treino, mas traz excelentes significados.
 

Portanto, um trabalho que pretende valorizar o efeito das cores, precisa determinar a extensão das formas e áreas a partir delas e não o contrário. É a relação entre cores que determinará a extensão e a proporção das formas. O quê, entretanto, dificulta se trabalhar com o contraste de extensão é o fato de que as cores nem sempre se encontram em formas claras, delineadas e puras.

4 respostas para Contraste por extensão

  1. Vitor disse:

    Seu blog ta mto bom! Particularmente esse post sobre contraste por extensão.
    Abraços

  2. […]  A maneira mais fácil de alcançar harmonia é através do uso de 2 cores complementares. Para isso é só pegar 2 tons opostos na roda de cor e pronto, você tem uma relação harmônica.  tudo bem, mas não é tão simples assim, existem outros fatores que influenciam e  sugiro que vocês dêem uma olhada em contraste por luminosidade e contraste por extensão . […]

  3. […] desabafo…. É muito difícil encontrar material na internet que relaciona harmonia com o contraste por extensão. Ora pá! Mesmo em inglês só se encontram poucas linhas sobre o assunto. Esse é um detalhe que […]

  4. Clarissa disse:

    ótimo site, só acho que o equilíbrio por extensão do tabuleiro de xadrez não funciona. O tom do vermelho é mais luminoso do que o do verde, pelomenos no meu monitor aqui… abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: