um pouco sobre cor e cultura

Outro dia, um amigo veio conversar comigo e me disse que meu blog era muito chato. Que ele não conseguia ler nenhum texto inteiro. Na hora fiquei meio chateado, mas acho que dá pra tornar esse blog interessante para todo mundo (sem abrir mão da qualidade). acho que trazer um pouco mais de prática, é um jeito, então…
 
Recentemente li 3 textos que me chamaram atenção. São textos escritos por pessoas que não são especialistas em cores, mas que mostram um pouco de como nossa cultura encara as cores, e seus usos cotidianos. achei legal, então, mostrar esses textos aqui.
Para começar, uma análise do blog “ads and others” sobre a nova campanha da Nike. o texto é bastante informal e pessoal, mas a análise é interessante e denuncia uma falta de cuidado comum. Dêem uma olhada e vejam se vocês concordam com a análise pessimista do Rodolfo, depois eu comento abaixo o que achei. 
Obrigado Rodolfo, por permitir usar seu texto.

“Sempre gostei dos comerciais da Nike, confesso que tenho vários no computador. Até tenho a música do Elvis no computador e já escutei antes de ir jogar bola. Entretanto, a Nike me decepcionou com sua nova campanha para a seleção brasileira, “Sangue amarelo”.
Eles podem até dizer que quiseram fazer uma brincadeira com a camisa da seleção e conceitualizar o sangue amarelo como sinônimo do futebol brasileiro, mas p….. ! parece que eles não estudam o mercado? não sabem o que acontece aqui? não acompanham os campeonatos daqui?
Amarelar tem um sentido negativo no Brasil. Amarelar quer dizer que “morreu na praia”, acovardou na hora H, que pipocou.
Na minha opinião uma enorme mancada da Nike, me pareceu um total descaso com o mercado brasileiro. Acho que eles deviam ter mais cuidado com o país onde futebol é cultura.
Lógico que não quero dizer que a campanha irá “por água abaixo”, mas tem grande chance de dar errado”

—————————————————————————————————————————-

 o segundo texto trata das cores na religião católica, especialmente nas vestes do Padre. É interessante como as cores ajudam a demonstrar o grau de solenidade de uma celebração e mostra o estado de espírito da instituição e das pessoas. a fonte do texto é a boa e velha wikipedia.

A estola é uma faixa de tecido, muitas vezes de ou de seda que os padres usam em torno do pescoço, descendo até os joelhos. Suas cores variam de acordo com a época do Ano litúrgico.As cores da estola e de outros paramentos(roupas litúrgicas) usadas pelos bispos, padres e diáconos nas celebrações religiosas têm os seus significados:

Há mais duas cores de estola, cujo uso não é mais feito:

Obtido em “http://pt.wikipedia.org/wiki/Estola

 

 

 ——————————————————————————————————————————

e o terceiro texto fala de um tema bastante atual: o BOPE. Infelizmente esse texto possui copyrights e para evitar problemas, colocarei apenas o link dele. Veja a importância que a cor possui, especialmente, a força que tem o preto.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u344462.shtml

(muito legal o fato das mulheres entrarem no BOPE, mas isso não vem ao caso)

6 respostas para um pouco sobre cor e cultura

  1. Vicente Lyrio disse:

    Cara, seu blog é bom pra cacete, uma ótima referência.
    Manda seu amigo ler blog de fofoca

  2. Gláucia Roberta disse:

    Esse seu amigo q/ não consegue ler seus posts todo deve ter é preguiça de lidar com conteúdo de qualidade. Não cometa o erro dos outros, ou seja, esquecer o conteúdo e se preocupar com o q/ é bonitinho ou engraçadinho.

  3. Danton disse:

    não, com certeza não deixarei o nível do blog cair. vou justificar os textos colocados.
    Sobre o primeiro texto, eu acho que essa campanha ou foi uma atitude impensada, ou foi um risco que a Nike resolveu assumir. Amarelar, me lembra muito a Copa de 98 (uhg) e até parece que a campanha foi criada por argentinos (nada contra nossos hermanos). Entretanto, acho que por ser muito bem executada, essa campanha pode ser bem sucedida.

  4. Clotilde Perez disse:

    Olá Danton, como vai?

    Seu blog está muito bom, com inserções sobre as cores a partir de diferentes áreas do conhecimento, o que só enriquece seu trabalho! Parabéns! Como sugestão, penso que você poderia incluir um link com bibliografia sobre cores, isso poderia ser bem interessante.
    Abraço,

  5. refaal disse:

    putz, Danton, um blog como o seu
    é que me faz não perder as esperanças
    sobre essa tal de internet.

    abraço forte e continue o ótimo trabalho.

    (ps.: reforço a sugestão do camarada acima sobre
    dicas de livros some teoria da cor.)

  6. Alain disse:

    Obrigado por esses artigos, vai ajudar bastante em meus estudos, vou favoritar aqui e imprimir tudo depois, muito obrigado🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: