harmonia cromática 2

no primeiro tópico sobre harmonia cromática ficou bastante teórico e sem exemplos práticos. na verdade até fiz uma piadinha sem graça scom a imagem escolhida (nada contra o harmonia do samba) . Mas a intenção era essa mesma. é preciso desmisitificar a palavra harmonia. Nada de numerologia, gosto pessoal, estado de espírito ou contato com o seu e “eu-interior”.

nesse tópico tentarei trazer o tema um pouco mais para a prática.
Outro dia estava ouvindo uma canção e ela me chamou atenção por falar de cores. De maneira poética, o autor canta um pouco da teoria de cores em especial mistura de cores e harmonia. Não há dúvidas que o autor escreveu essa estrofe de maneira bastante consciente. A canção se chama “Gray Street” da Dave Matthews Band, vejam só :

“There’s loneliness inside her                                               
And she’d do anything to fill it in                                          
And though it’s red blood                                                      
Bleeding from her now                                                          
It feels like cold blue ice in her heart                                   
When all the colors mix together                                         
To grey                                                                                     
And it breaks her heart”                                                       

Há solidão dentro dela
 E ela faria qualquer coisa para preenchê-la
 E embora seja sangue vermelho
Jorrando dela agora
Parece gelo azul e frio no seu coração
Quando todas as cores se misturam e
Se transformam em cinza
 E parte seu coração”

tradução retirada do site http://www.dmbrasil.net

é lindo  ver  como o “azul gelado”  anula o “vermelho do sangue”,  e como todas as cores misturadas geram o cinza . Nesse caso, o cinza é uma cor triste, vazia  sem vida. Essa é uma característica  de composições harmônicas,  serem estáticas. Entretanto, o que é visto de forma negativa aqui, é de enorme utilidade para um designer. 

A ausência de harmônia pode ser usada para reforçar a característica viva, e quente de algo que se baseia em tons próximos ao vermelho. Ou ainda à sensações frias e tristes, quando baseadas no azul. Mas, muitas vezes é preciso que, antes de passar qualquer sentimento, a composição seja estática. Ainda mais ,se for algo no qual se é obrigado a passar um bom tempo olhando. Um exemplo é de um escritório que tinha um enorme quadro em tons quentes ( amarelo vivo e laranja) na parede, eu imaginava o quanto isso incomodava quem sentava bem à sua frente , ao mesmo tempo imaginei que se fosse um quadro de predominância de tons  frios, a mesma pessoa não conseguiria ficar acordada após o almoço.

A harmonia de cores pode ser uma característica muito deseja em relatórios de grandes empresas, ou qualquer material que necessita transmitir seriedade  e solidez. Para quem trabalha com clientes como Banco Safra cujo slogan é ” Tradição Secular de Segurança, justificar a arte de uma peça através da harmonia cromática pode ser  base para uma argumentação de peso.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Para se trabalhar com harmonia cromática é preciso conhecer bem a roda de cores. 

 A maneira mais fácil de alcançar harmonia é através do uso de 2 cores complementares. Para isso é só pegar 2 tons opostos na roda de cor e pronto, você tem uma relação harmônica.  tudo bem, mas não é tão simples assim, existem outros fatores que influenciam e  sugiro que vocês dêem uma olhada em contraste por luminosidade e contraste por extensão .

 o exemplo a seguir já foi usado aqui no blog e é, talvez, uma das constuções harmônicas mais simples, pois como o verde e o vermelho possuem a mesma luminosidade, para estarem em harmonia podem ocupar a mesma a mesma área.

diferenca-de-extensao-harmonia.jpg

infelizmente quase nada do mundo tem essa aparência de Kilt escocês, o que dificulta bastante nosso trabalho.

 É extremamente difícil mesmo quando apenas 2 cores predominam, dizer claramente se algo é perfeitamente harmônico ou não. No entanto é possível ficar atento a vestígios.

Passando para a arte é possível identificar que em diversos quadros, o Monet trabalhava de “maneira harmônica”  (e não pense que era de forma acidental).   perceba como o terço superior, tanto quanto o inferior são dominados pelo azul, enquanto o terço central é dominado por uma faixa alaranjada. olhe como esse “equilíbrio harmônico” entre as cores, reforça a  tranquilidade do quadro.


Monet é uma daquelas pessoas que eu gostaria de ter conhecido, ou pelo menos visto ele, mesmo que de longe, trabalhando.

depois continuamos com harmonia…

4 respostas para harmonia cromática 2

  1. Gostei bastante da análise, a relação com a música foi muito feliz.
    Além de ser uma bela música da excelente DMB (e pessoalmente a que eu mais gosto).

  2. Oi Danton!
    Vendo essa entrada do seu blog, uma coisa me intrigou. Essa imagem q vc usou, do xadrez verde e vermelho, pra falar sobre harmonia de luminosidade. Esse verde da imagem é mais escuro que o vermelho.

    O verde que tem a mesma luminosidade do vermelho da imagem (Y: 100 M:100) é o verde (C:50, Y: 100).

    O que vc usou é o verde C:100, Y: 100

  3. swan disse:

    rapaiz!
    preciso visitar com mais frequencia!
    parabéns cara!

    abraço!

  4. Danton disse:

    sobre a duvida da Angélica…
    a gente conversou e ela mesma me avisou que ao invés de transformar as cores em preto e branco (grayscale), método que mantém a luminosidades dos tons, ela havia dessaturado os tons (nesse caso o photoshop adiciona cinza às cores). As cores dessaturadas ao máximo são iguais, pois são apenas o cinza que o programa adicionou.

    foi muito legal conversar com a Angélica, pois me ajudou a unir conceitos à prática.
    Obrigado pela participação Angélica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: