harmonia 3

amigos, desculpem-me a estagnação do blog nas últimas semanas.

estava numa correria absurda, mas isso não é motivo para parar o blog. De qualquer forma, vamos voltar ao que interessa.
Para se formar uma combinação harmonica é preciso formar “acordes” de cores dentro da roda de Cor. Sim, acorde, combinação de notas, ou cores, que resultam em harmonia.

 o primeiro acorde é formado por dois tons  (díade)  complementares – o último tópico fala dele…

Para alcançar relações harmônicas entre tons, é possível introduzir formas geométricas inscritas na circunferência da roda de cores. 

rodas de cores

Dessa forma, o segundo acorde a se formar é a tríade:
 
É possível montar um triângulo eqüilátero dentro da roda de cores. A tríade vermelho, azul e amarelo será a mais forte dessas. Pode haver a tríade de cores secundárias laranja, violeta e verde e ainda duas tríades de cores terciárias amarelo-laranja, vermelho-violeta e verde-azul ou vermelho-laranja, azul-violeta e amarelo-verde.

Também é possível partir de uma díade para formar um triângulo isósceles. Basta deslocar uma cor para seus dois tons vizinhos na roda de cor. Assim, a partir da díade amarelo e violeta, forma-se o triângulo amarelo, azul-violeta e vermelho violeta, ou violeta, amarelo-verde e amarelo-laranja.


rodas-de-cor-harmonia-triade.jpg

Pode-se usar esses triângulos na esfera. Deste modo, caso um vértice do triângulo esteja no preto, os outros estarão em tons claros, ou se um vértice estiver no branco, os outros dois estarão em tons escuros.

tétrades

Ainda, de acordo com Itten, é possível formar um quadrado pode ser montado dentro da esfera ao se selecionar dois pares de tons complementares perpendiculares entre si. São três tipos de quadrados: Amarelo, violeta, vermelho-laranja e azul-verde ou amarelo-laranja, azul-violeta, vermelho e verde ou laranja, azul, vermelho-violeta e amarelo-verde.

rodas-de-cor-harmonia.jpg
 

É possível criar 2 formas de retangulares: amarelo-verde,vermelho-violeta, amarelo-laranja e azul-violeta, ou amarelo,violeta, laranja e azul.

Ainda é possível se criar um trapézio com dois tons adjacentes e dois opostos a um par de complementares.

Por fim é possível introduzir um hexágono na roda de cores a partir de três pares de tons complementares amarelo, violeta laranja, azul, vermelho e verde ou amarelo-laranja, azul-violeta, vermellho-laranja, azul-verde, vermelho- violeta, amarelo-verde. Esse hexágono pode ser rotacionado na esfera de cores com um ponto no branco, outro no preto e em outros quatros tons.

rodas-de-cor-harmoniahexagono.jpg

É possível montar um octaedro na esfera, escolhendo 2 pares de complementares perpendiculares entre si, localizados no equador da esfera e um ponto no branco e outro no preto.

Essa são apenas algumas sugestões de formações harmônicas. Existem diversas outras combinações possíveis, mas que precisam ser coerentes, não podem ser aleatórias.

Eu não me esqueci dos exemplos práticos… e nos próximos tópicos eu tentarei colocar na prática esses exemplos, e explicar outros tipos de combinações harmonicas.

4 respostas para harmonia 3

  1. valter disse:

    Olá amigo gostaria se posivel de saber algumas formas (modelos) de pentagono que voçê possa ter pois estou pensando em usar como imagem na minha empresa.

    Fico no aguardo, Obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: