mais sobre harmonia

quando pensamos em harmonia ainda podemos tratar de alguns tipos especiais de combinações de cores que garantem harmonia. Esses tipos em particular não estão descritas no livro do Itten.  E confesso que para mim será mais difícil explicá-los, pois aparentemente não possuem contraste simultâneo ( estou pesquisando-os). Porém acho que vale a pena citá-los.

Harmonia entre tons análogos

essa harmonia ocorre entre tons vizinhos na roda de cor.

harmonia analoga 

 a natureza nos presenteia com alguns exemplos desses…

veja esses tons separados da paleta de cores dessa imagem,  pode-se considerá-los análogos.

cor-analoga.jpg

o uso desse padrão cromático  transmite uma sensação de uniformidade à imagem, pois as cores possuem uma base parecida. Há entretanto um contraste muito pequeno entre os tons, o que pode resultar em uma monotonia imensa.

2 respostas para mais sobre harmonia

  1. Swan Yuki disse:

    Tá aí uma coisa que eu queria entender melhor. Na aula do Luli, vimos o triângulo na roda de cor e tal. Mas esse tipo de caso eu nunca entendi… Continua com o ótimo trabalho cara! E espero que você traga essa rseposta pra gente!

  2. Zota Coelho disse:

    Cara, sou autodidata e gostaria de registrar o quão valiosas são informações que você disponibiliza aqui. Sua linguagem clara e objetiva torna o estudo prazeroso e estimulante.
    Muito obrigado.
    Gostaria também de convidá-lo e a quem mais se interessar em visitar meu site em http://www.zota.com.br. Posto lá minha produção e disponibilizo, sempre que possível, Speed Paintings mostrando meu processo produtivo.

Deixe uma resposta

