harmonia e kuler.


há ainda, caros amigos, um estilo de harmonia que é a chamada harmonia monocromática e da qual eu, assim como no caso da análoga, ainda procuro explicação sobre o porquê dela ser uma combinação harmônica, já que também nesse caso foge-se totalmente do contraste complementar.

segundo esse esquema o contraste se daria apenas por  variações de saturação e luminosidade. Sendo assim, todas as fotos em preto e branco seriam harmônicas. confesso que tenho lá minhas dúvidas quanto a isso, e estou procurando solucionar isso e por esa razão cito esse tema superficialmente, prefiro evitar escrever besteiras)

foto Gabriela Lancellotti

(foto tirada por Gabriela Lancellotti,  fotógrafa em amadurecimento, mas com enorme potencial. Vale a pena dar uma olhada no trabalho dela http://www.flickr.com/photos/lancellotti/ .)

 

 De qualque maneira,  é complicado trabalhar com composições harmônicas em qualquer tipo que seja.  Dificilmente nós conseguimos ter olhos suficientemente treinados para escolher os tons com muita precisão , e quando os temos, o problema pode estar no nosso monitor descalibrado. Uma ferramenta importante, utilíssima e muito simples, que permite vizualizar a teoria de combinações harmônicas na prática é o belíssimo Kuler.

o grande barato é a partir da teoria,  perceber como as combinações harmônicas são montadas em uma roda de cores com milhões de tons.  Outra função interessante é poder criar paletas de cores a partir de imagens. Há ainda a possibilidade de compartilhar paletas de cores com outras pessoas, assim como usar as que elas criaram.

 
deixo como lição de casa explorar o site. 

obs: quero deixar bem claro que nem a Adobe e nem a Gabriela me pagaram alguma coisa  pra falar bem delas.

 

 

12 respostas para harmonia e kuler.

  1. Regiane disse:

    Achei demais o seu blog, principalmente por causa das dicas.
    Com certeza, vou ler com muito cuidado e atenção, pois estou querendo começar um curso de artesanato que envolve cores, tintas, papéis e claro bom gosto! E seu blog vai me ajudar muito na decoração e combinações!
    Um grande abraço!

  2. Bruno Dario disse:

    Muito bom o blog cara, posso te deixar uma dica? Divulgue mais seu endereço de FEED na página o ícone do feed é laranja e vai dar um contraste bacana😉

  3. ow ,já deu uma olhada no livro do Johannes Itten sobre isso?

  4. renapoly disse:

    Adorei a dica do site da Adobe.
    Muito útil.

    Abraços

  5. Regis disse:

    Somehow i missed the point. Probably lost in translation🙂 Anyway … nice blog to visit.

    cheers, Regis
    .

  6. Regis disse:

    Somehow i missed the point. Probably lost in translation🙂 Anyway … nice blog to visit.

    cheers, Regis
    .

  7. ac disse:

    Parabéns! Mais um elogio e a certeza de que passarei por aqui mais vezes

  8. eduardo disse:

    O motivo pelo qual uma composição monocromática é harmonica não seria não só pelas cores, mas pelo total da imagem? A forma é bastante importante em qualquer contexto imagético, seja estático, seja móvel.
    abs
    Edu
    ps.: cheguei aqui pelo adsandothers.blogspot.com . Maior legal!

  9. refaal disse:

    hey, outro site que vale a pena conferir é

    colourlovers.com

    é uma tipo um deviantart, mas voltado às cores
    e paletas, e com gente bem mais criativa.

  10. Junior disse:

    Estou para fazer uma prova de aptidão para a UFMG amanhã (23/11/2008), me interesso muito pelo universo das cores e arte em geral. Seu blog é muito bacana e me influênciou muito para a minha prova e futuros trabalhos. Estou tentando ingressar no curso de design. Muito obrigado e mantenha esse ótimo trabalho.

  11. Junior Borges disse:

    Eu acabei de ler tudo, há muita coisa pra se ler, cada site tem um pitada de informação importante. Dei uma olhada bem rápida em vários lugares na web e notei que por exemplo, em cada site a algo acrescentar sobre o significado do verde, seja no lado esotérico, publicitário e arquitetônico.
    O interesse de fazer essa pesquisa e me prover de conhecimento adequados para desenvolvimento de trabalhos mais significativo, seja na criação de logos ou outros. Fique muito feliz de ter encontrado e lido todo esse blog. você é muito claro nas palavras. Queria saber mais sobre roda de cores e como usar as cores sem causar estranhamentos aos olhos,aprendi muito, mais como você disse, é importante o treino. Gostaria que você postasse alguns trabalho em desenvolvimento de arte com combinação de texto e fotos e fundo e tal, falando do que não pode e do que é indispensável. Algumas regras pra design em se tratando de cores, muitas vezes nos perdemos um pouco e nem sempre memorizamos o que é bom e impressionante do que é cafona e chato. talvez algumas, eu diria você ja falou da teoria, agora alguns exemplos,talvez mostrando um trabalho com mal uso de cores e um com bom uso. sei que atrairia muito interessados. Obrigado.

  12. Gabriella disse:

    Amei seu blog, era tudo que prescisava para entender um pouco mais sobre a minha disciplina de design, no curso de audiovisual.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: