Pontilhismo, uma nova maneira de misturar as cores.

no fim do século XIX o desenvolvimento de teorias psicológicas e  fisiológicas gerou  um certo tipo de conhecimento que começou a ser usado pelos pintores d. Os impressionistas já pregavam que para se alcançar diferentes tons, as cores não precisariam ser misturadas, mas que poderiam ser colocadas lado a lado em pequenas “porções” e nosso olho se responsabilizaria por misturar as cores e gerar tons intermediários.

Georges Seurat é considerado aquele que iniciou o movimento artístico conhecido como Pontilhismo, em que o uso de cores não sobrepostas iniciado pelos impressionistas foi aprofundado. Em seus quadros, Seurat usava pequenas pinceladas de forma sistemática, distribuindo-as com perfeição na tela  de forma que o observador visse uma tela com  ínumeras e sutis transições entre os tons.

fonte imagem: Wikipedia,
nome do quadro: “Les poseues” (As modelos) de Georges Seurat. Essa não é uma das obras mais conhecidas do autor entretanto é extrememamente interessante, pois há representada no quadro uma outra obra sua, a famosa ” Un dimanche après-midi à l’Île de la Grande Jatte” (uma tarde de domingo na grande Jatte).

O mesmo conceito do pontilhismo é usado hoje tanto em imagens impressas como nas digitais, as cores não são misturadas, mas posicionadas lado a lado de forma que o nosso cérebro as misturem. 

…………………………………………………………………………………………..

aqui algumas sugestões de páginas com mais imagens dos 2 grandes ícones do pontilhismos: Seurat e Signac

http://fr.wikipedia.org/wiki/Georges_Seurat

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Paul_Signac

e essa página é muito interessante pois é possível ver um quadro de Seurat com bastantes detalhes as pinceladas dele, atente para como ele pinta a moldura.

http://www.dia.org/user_area/zoom/zoom.asp?ZoomifyImagePath=1961_1980_300ppi/70.183 

61 Responses to Pontilhismo, uma nova maneira de misturar as cores.

  1. guto disse:

    motrar mais quadro der pontilhismo

  2. Danton disse:

    guto da uma olhada nessas página:
    http://fr.wikipedia.org/wiki/Georges_Seurat

    http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Paul_Signac

    e essa página é muito interessante pois é possível ver um quadro de Seurat com bastantes detalhes

    http://www.dia.org/user_area/zoom/zoom.asp?ZoomifyImagePath=1961_1980_300ppi/70.183

  3. mayky disse:

    vcs sao d+++++++++++++

  4. janaiana disse:

    Muito obrigada!

  5. nayara disse:

    estou estudando pontilhismo e estou gostando muito até agora.

  6. wellington disse:

    muito bom esse site principalmente o assunto aqui referido continuem assim, ótimo trabalho

  7. piolhita disse:

    ixto ta 1 merda
    odiei

  8. Lucia disse:

    Não gostei, há varios erros e não está completo

  9. nos estamos estudando pontilismo,e entramos nesse site e amamos vcs sao de ++++++++++++++++++++++.

  10. Patrícia Cabral disse:

    gostei muito
    eu estou a estudar a tecnica do pontilhismo,e estou a adorar

  11. Iasmim disse:

    eu também estou estudando pontilhismo,e esse site é muito bom mesmo XD,valeu pelas dicas…

  12. rafael disse:

    irado eu estou estudando isso

  13. Jeferson disse:

    Eu gostei……………………………………..

  14. Jeferson disse:

    de+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++……………………………………..

  15. JOYCE MARA disse:

    EU Gostei La Ma Minha Turma Esta Fazendo

    Eu Ame Muito

  16. matheus disse:

    nosa si tira se e sa mao dai ficaria mais sexi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. tata disse:

    naum gostei muito não mais dá pra tirar alguma coisa… eu tbm concordo com o matheus ficaria mais sexi mesmo kkkkkk

  18. kimikaro disse:

    fudenciooooooooo!!!!!!!!!!

  19. ariana disse:

    cade as fotos???

  20. julio disse:

    muito interessante, isso pq agente ver as coisas mais bonitas e alegres!

  21. julio disse:

    a minha turma gostou muito diso (MUITO INTERESSANTE)

  22. tita disse:

    obrigado!! este site fez me o trabalho que valia metade da nota final!

  23. Sandra disse:

    adorei!
    parabéns,
    tinham todas a respostas para minhas duvidas

  24. Sandra disse:

    adorei!
    parabéns…

  25. margarita disse:

    bom que e bom para poder aprender mais sobre pontilhismo e que deus os abençoe

  26. sabrina disse:

    nossa é muto interresante eu pintei um na aula de artes

  27. THAYSE disse:

    intereçante essa obra

  28. lucas disse:

    esse site é uma bboooooooooosssssssssstttttttttaaaaaaaaaa

  29. mayara disse:

    esse site é muito

    lllllllllllllleeeeeeeeeeeeeegallllllllllll

  30. Andréa Regina disse:

    amei o site de vocês, meu filho esta estudando pontilhismo, daí eu não achei a imagem de ” A bóia vermelha” de Paul signac, será que vocês podem me ajudar.
    Obrigada!

  31. jefferson disse:

    gostei do site fiz o meu trabalho valendo 10

  32. isabella disse:

    otimo os desenhos

    amei

  33. Carol disse:

    tou estudando pontilhismo e esse site me ajudou muito vlw XD (L)

  34. Giovana disse:

    Pô ….Que site hen?
    vim procurar sobre as cores primarias secundárias para a escola e não encontro nada !!!
    Poste coisas sobre isso please!!!!Tenho que estudar para a prova de artes!!!Vlw se postar!!!

  35. Giovana disse:

    posta aí pô !
    Adorei po seu site !

  36. marquinho disse:

    nada a ver

  37. michely disse:

    adddorei!!!!!!!!!

  38. eduarda disse:

    É MUITO BONITO E MUITOCRIATIVO FICOU MARAVILHOSO

  39. ihan felipe disse:

    um lindo quadropara quem tem olha para lindeza da arte
    e muita creatividade e talento para a arte

  40. vinicius disse:

    adoro arte do pontilhismo!!!

  41. vinicius disse:

    poha a arte ficou show!!!

  42. jeniffer jesus disse:

    esse site é super legal

  43. ana paula disse:

    eu achei legal o site!!!!!!!!

  44. sandra disse:

    adorei legal??bjos

  45. luana lima silva disse:

    adorei e achei legal fala de coisa enterresante

  46. iana e lisangela e adriele disse:

    muito obrigado pelo o trabalho eu estava muito precisando q minha professora maldou eu fazer

  47. giovana disse:

    eu eminha amiga achamos que ficou lindo

  48. CRISLANE disse:

    acabarram de me ajudar no meu trabalho muito obrigado mesmo

  49. Edisn disse:

    muito legal

  50. Cassandra disse:

    Qual a importancia do pontilhismo?

  51. Cassandra disse:

    Qual a importancia do pontilhismo em artes?

  52. Carl Rogers disse:

    A maneira de ver as cores com esta técnica é maravilhosa, mais brilhante e clara, é uma técnica excelente, aqui está uma lista dos melhores pintores de todos os tempos,
    https://www.buzzfeed.com/alonzor301/les-meilleurs-peintres-pointillistes-de-tous-les-t-36ijc?utm_term=.fpAvLR42E#.tp2PDXNZy

    1 Charles Angrand
    2 Chuck Close
    3Henri-Edmond Cross
    4 Hippolyte Petitjean
    5 Georges Lemmen
    6 Maximilien Luce
    7 Camille Pissarro
    8 Georges Seurat
    9 Paul Signac
    10 Gabino Amaya Cacho
    11 Ivette Bassam
    12 Yayoi Kusama
    13 Dionicio Veraméndez
    14 Kevin Sprouls
    15 Miguel Endara

Deixe um comentário